domingo, 30 de agosto de 2015

Água e Sangue

SAIU ÁGUA E SANGUE DO LADO DE CRISTO? ALGO SOBRENATURAL?


Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados. Foram, pois, os soldados, e, na verdade, quebraram as pernas ao primeiro, e ao outro que como ele fora crucificado; Mas, vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas. Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. E aquele que o viu testificou, e o seu testemunho é verdadeiro; e sabe que é verdade o que diz, para que também vós o creiais. Porque isto aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: Nenhum dos seus ossos será quebrado. E outra vez diz a Escritura: Verão aquele que traspassaram. ( João 19:31-37 )


Esses versículos trás alguns detalhes importantes, porque quebrar as pernas daqueles que eram crucificados?

Simples qdo os romanos queriam apressar a morte do crucificado, eles quebravam a perna dos miseráveis, pois assim eles não poderiam apoiar sobre suas pernas para poderem respirar, como foi explicado no tópico sobre a crucificação de Jesus Cristo ( Setembro ). Mas qdo os romanos foram quebrar as pernas de Cristo constataram que o Mestre já estava morto, cumprindo a profecia dos Salmos que nenhum de seus ossos seriam quebrados.

Mas antes de Cristo morrer, como já foi relatado nesse blogger, Jesus Cristo sofreu o choque hipovolêmico.



HIPOVOLÊMICO: Hipo significa “baixo”, vol significa “volume” e êmico significa “sangue”, então choque hipovolêmico signifca que a pessoa está sofrendo o efeito de perder grandes quantidades de sangue.

Isso ocasiona 4 coisas:
1º) O coração esforça-se para bombear mais sangue, mas não tem de onde;
2º) A pressão sanguinea cai, causando desmaio ou colapso;
3º) Os rins param de produzir urina, para conservar o volume de sangue que sobrou;
4º) A pessoa fica com muita sede, pois o corpo pede por liquido para repor o sangue que perdeu.

Com isso, o coração do Senhor Jesus acelerou-se, batendo rapidamente por um algum tempo, o que contribuiu para fazê-lo falhar, provocando o acúmulo de líquido na membrana em torno do coração, conhecido porefusão pericardial, bem como em torno dos pulmões, conhecido porefusão pleural.

E qual o motivo de se mencionar isso?

Simples, qdo o soldado romano lancetou o lado de Cristo na cruz, saiu água e sangue, esse liquido é a efusão mencionado; certeza a lança furou o pulmão atingindo o coração, o líquido tem aparência transparente, como água, e é seguido de um grande volume de sangue, como relatado por João em seu evangelho.

Mas alguém pode contestar que o evangelho menciona sangue e água, até mesmo dizer que o evangelho de João está em contraste com a sua epistola:
"Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade." (I João 5 : 6)

O que muitos não sabem é que no grego as ordens das palavras não determina necessariamente a ordem dos fatos, mas sim a sua importância, sendo que; como houve mais sangue do que “água” [ João não tinha noção sobre as efusões, constatada pela ciência atual, apenas descreveu o que viu], ele menciona água pq o liquido é semelhante.

Assim, mostra que a bíblia hoje é verdadeira no sentido cientifico, arqueológico e até filosófico.

Por isso, permaneçam firmes nas palavras das Escrituras Sagradas, mesmo que a primeiro momento vc não compreenda alguma parte, mas com o tempo tudo é esclarecido, não precipite e nem apresses em abandonar a fé na Bíblia que fala do único meio de se salvar, que é por meio de Cristo.

Deus vos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário